Bem-vinda à emocionante jornada da maternidade
Barra de pesquisa

Pós-parto

5 dicas de amamentação para mães e pais de primeira viagem

Femibion: dicas para mães que amamentam

A amamentação é um período em que os cuidados com a mãe devem ser redobrados. Além de todas as mudanças que ocorrem na rotina do dia a dia e no corpo da mulher, amamentar demanda muita energia da mãe que, consequentemente, precisa de uma alimentação saudável e de uma rede de apoio de confiança. A seguir, vamos dar algumas dicas que podem ajudar as mamães de primeira viagem a passar por esse momento com mais calma e segurança.

1. Invista em uma alimentação saudável e rica em nutrientes

De acordo com a nutricionista Natacha Martin, a alimentação do pós-parto tem uma demanda altíssima de nutrientes. Sendo assim, nada de adotar dietas muito restritivas nessa fase, pois o organismo da mãe precisa obter maior quantidade de energia para si e para o bebê. “É importante que a mãe tenha uma dieta equilibrada entre proteínas, carboidratos e gorduras (oleaginosas, abacate, etc)”. Segundo Natacha, cortar calorias em excesso diminui a produção de leite materno. Portanto, a recomendação é dar preferência a alimentos que ajudam o metabolismo a produzir energia, mas sem exageros. “Cálcio, ferro, zinco, selênio, algumas vitaminas como B12, D, A, C,E, prebióticos e ômega 3 também não podem faltar" cita a nutricionista. Natacha ainda comenta que algumas mães podem precisar de suplementação durante a amamentação. Por isso, é importante manter os exames em dia e ficar atenta aos sinais de carência de nutrientes.

2. Beba bastante água durante o dia para estimular a produção de leite

O consumo de água durante a amamentação favorece a produção de leite materno e ainda melhora os níveis de hidratação do organismo da mãe¹. Aliás, é comum que muitas mulheres sintam muita sede durante o período em que estão amamentando, pois boa parte do armazenamento de água do seu corpo vai para o leite. “A produção de leite depende da hidratação da mãe e [o baixo consumo de água] pode afetar a composição do leite e diminuir a quantidade produzida”, explica Natacha.

De acordo com Natacha, o consumo de água durante a amamentação também promove outros benefícios para as mães.

3. Evite alimentos ricos em cafeína, açúcar e gordura trans

Boa parte do que a mãe come, passa para o leite. O ideal é que a mãe não abuse de alimentos ricos em gordura ou que contêm cafeína, como o chocolate, café e chá preto. Segundo Natacha, esses alimentos podem provocar efeitos colaterais nas crianças e, portanto, devem ser evitados na dieta da mãe. “Existem alguns alimentos que, em excesso, podem levar ao desconforto do bebê por causa de flatulência e cólica, como o leite de vaca, chocolate, amendoim, frutas secas, ovos, trigo, soja, peixe, feijão, batata doce e repolho, entre outros”.

4. Tenha uma rede de apoio e não se sinta culpada em pedir ajuda

O leite materno é muito importante para o desenvolvimento do bebê. Segundo a OMS, o ideal é que as mães amamentem seus filhos com leite materno exclusivamente até seis meses e até os dois anos de idade junto da introdução alimentar. Porém, sabemos que para isso acontecer, é necessário uma rede de apoio sólida e presente. Sempre é bom lembrar que o seu companheiro não “ajuda” e sim divide as responsabilidades do filho junto de você. O que pode ser útil para muitas famílias é combinar previamente quais tarefas cada pessoa vai exercer. Dessa forma, ninguém fica sobrecarregado e todos podem aproveitar a alegria que é ter um bebê em casa.

5. Organize um ambiente calmo e aconchegante para amamentar

Ter um local apropriado para a hora da amamentação é muito importante tanto para o conforto da mãe, quanto para a conexão entre ela e seu bebê. Mesmo que você não tenha um cantinho só para isso, você pode ajustar as luzes do ambiente, diminuir (ou desligar) barulhos e ruídos eletrônicos, escolher uma playlist relaxante e sentar-se confortavelmente em uma poltrona, sofá ou até mesmo na cama. Almofadas próprias para amamentação podem ser muito úteis, mas as almofadas também exercem essa função. Escolha o que estiver dentro das suas possibilidades e preferências. O importante é você se sentir confortável! Ah! E não esqueça de deixar um copo de água por perto. Como falamos, a hidratação é muito importante!

Fontes:

1.Conselho Regional de Nutrição: http://www.crn2.org.br/crn2/noticias/alimentacao-durante-a-amamentacao-o-que-comer-e-evitar

Dra. Natacha Martin, nutricionista da Clínica Nutricilla. Nutricionista clínica e materno infantil. CRN 54258

https://www.shutterstock.com/pt/image-photo/concept-breastfeeding-portrait-mom-baby-1591109458

10/2021. MAT-BR-FM-21-000040

Veja também conteúdos relacionados
)

Femibion® pertinho de você!

Encontre nossos produtos nas principais farmácias físicas e online do Brasil.
ONDE COMPRAR
)