De acordo com o Ministério da Saúde, toda lactante saudável está apta para doar leite1, contanto que não esteja fazendo uso de nenhum remédio que interfira na amamentação. Para isso, basta fazer a retirada do leite em casa e encaminhar para um banco de leite da sua região. Na doação de leite materno, qualquer quantidade é válida, portanto, não é preciso ter uma produção excessiva para ajudar na alimentação dos bebês prematuros e com baixo peso.
Como funciona a doação de leite materno?
A doação de leite materno é destinada a bebês internados nas Unidades de Terapia Intensiva Neonatal e que não podem ser amamentados pela mãe. Seja pela baixa produção de leite ou por alguma restrição médica, algumas mães, simplesmente, não conseguem dar de mamar a seus filhos. Para garantir a essas crianças todos os benefícios da amamentação nos primeiros meses de vida, existem os Bancos de Leite Humano (BLH), organizações responsáveis pela coleta e fornecimento de leite materno para os lactentes que não podem ter acesso ao aleitamento pelas próprias mães.
A Rede Nacional de Banco de Leite Humano é uma iniciativa do Ministério Público que inclui hospitais públicos e privados2. Para fazer a doação, a lactante deve-se entrar em contato com um hospital ou posto de saúde da sua cidade para agendar a coleta. Além disso, também existe a possibilidade de ligar para o Disque Saúde pelo número 136 e fazer o cadastro por telefone.
A coleta do leite materno pode ser feita pela própria lactante sozinha ou com apoio de uma equipe do Banco de Leite Humano. Nesse último caso, os técnicos auxiliam na retirada do leite e encaminham a doação para o hospital mais próximo que esteja precisando.
Saiba como retirar e armazenar o leite materno para doação
Para as lactantes que preferem fazer a coleta sozinhas, é muito importante saber como retirar e armazenar o leite materno corretamente. O ideal é que o leite seja retirado de forma manual. Entretanto, o uso de um extrator de leite também é permitido, mas é importante que todo o material esteja higienizado para evitar qualquer contaminação. O frasco em que o leite será armazenado também precisa estar bem limpo e esterilizado.
Para fazer a retirada do leite manualmente, basta seguir o passo a passo abaixo2:
Passo 1. Firme o polegar na aréola do seio e o indicador e médio abaixo.
Passo 2. Em seguida, aperte o polegar contra a mama até sair o leite;
Passo 3. Aperte o polegar contra os outros dedos até sair o leite;
Passo 4. Posicione um frasco abaixo da aréola do seio para armazenar o leite;
Passo 5. Ao terminar a coleta, coloque um rótulo com seu nome e a data da retirada.
Após a retirada, o leite deve ser armazenado no congelador ou freezer. O frasco não pode ficar totalmente cheio, sendo necessário deixar um espaço mínimo de 2 dedos da sua borda. O leite pode ficar armazenado até 15 dias, mas a recomendação é que ele seja encaminhado para o Banco de Leite Humano o mais rápido possível.
Doação de leite materno auxilia na nutrição de bebês prematuros e com baixo peso
O aleitamento materno é indispensável para o desenvolvimento saudável da criança. Além da nutrição, o leite fortalece o sistema imunológico do bebê e reduz a mortalidade infantil. Por isso, crianças prematuras e com baixo peso são as mais beneficiadas pela doação de leite. A amamentação permite que eles ganhem peso mais rápido e ainda contribui para a sua recuperação, reduzindo o tempo de internação e as chances de possíveis complicações pós-parto3.
Para se tornar uma doadora de leite, a lactante precisa realizar alguns exames para comprovar que não possui nenhuma doença ou infecção que possa ser transmitida através do leite materno. A doação também não é permitida em caso de uso de remédios não permitidos durante a amamentação ou dependência química de drogas e bebidas alcoólicas.
Após a coleta, o leite doado também passa por uma inspeção antes de ser consumido pelos bebês. O objetivo é oferecer um leite de qualidade e segurança alimentar e nutricional.
Fontes:
- Ministério de Saúde. Toda lactante saudável está apta para doar leite. Disponivel em: https://www.gov.br/pt-br/noticias/saude-e-vigilancia-sanitaria/2021/05/campanha-nacional-incentiva-a-doacao-de-leite-materno. Acesso em: Junho 2022.
- rBLH: Brasil Rede Global de Bancos de Leite Humano. Disponivel em: https://rblh.fiocruz.br/rblh-brasil. Acesso em: Junho 2022.
- SBP. Beneficios do leite materno no sistema inmunológico do bebê. Disponivel em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/beneficios-leite-materno.pdf. Acceso em: Junho 2022.
06/2022. MAT-BR-FM-22-000056