Bem-vinda à emocionante jornada da maternidade
Barra de pesquisa

Semana 13 - Nascimento

Gravidez: veja quando deve começar a suplementação das vitaminas necessárias

Gravidez: veja quando deve começar a suplementação das vitaminas necessárias

Receber orientações médicas e nutricionais sobre como, por que e quando tomar vitaminas na gravidez é fundamental para a redução de riscos durante e após a gestação. Esse período da vida gera alterações fisiológicas, anatômicas e metabólicas que elevam as necessidades nutricionais maternas e tornam a gestante mais vulnerável a variações na dieta. Por isso, a suplementação de vitaminas na gravidez é importante para corrigir possíveis deficiências e preservar a saúde da mãe e do bebê.

Confira a seguir como deve ser feita a suplementação na gravidez.

Vitaminas na gravidez: quando tomar?

Os profissionais de saúde envolvidos no pré-natal da gestante são os responsáveis por esclarecer quais as vitaminas que uma grávida tem que tomar e em que circunstâncias a suplementação é indicada.

De acordo com o Ministério da Saúde, são recomendados suplementos multivitamínicos para ajudar a melhorar o metabolismo das mulheres grávidas, complementando-as com uma dieta equilibrada. Neste grupo de risco, estão incluídas mulheres com gravidez múltipla, tabagistas, adolescentes, vegetarianas, usuárias de substâncias ilícitas e mulheres com intolerância à lactose. Nesses casos, os ajustes devem ser feitos com base nas necessidades específicas de cada mulher.

Em mulheres saudáveis, sugere-se iniciar a suplementação com ácido fólico na gravidez até o fim do 1º trimestre, com posterior suplementação de ferro elementar e ômega-3 no 3º trimestre, como informa o documento oficial da Febrasgo. Quando possível, o uso do ácido fólico deve ser iniciado no período periconcepção - ou seja, antes de a mulher engravidar.

É válido ressaltar que, assim como a falta de vitaminas na gravidez, o abuso de medicações sem prescrição médica pode causar malefícios à gestação. Suplementações adicionais de vitaminas e minerais durante a gravidez devem ser prescritas por um(a) médico ou nutricionista de forma individualizada para cada gestante.

Quais são as vitaminas pré-natais? Conheça as principais!

  • Ácido fólico: também conhecido como folato ou vitamina B9, o ácido fólico faz parte do grupo de vitaminas essenciais. A revista oficial da Febrasgo aponta que a suplementação de ácido fólico na gravidez é considerada uma medida de prevenção efetiva contra a ocorrência e recorrência de defeitos do tubo neural². O cuidado deve ser iniciado, pelo menos, 30 dias antes da concepção e se estender até o final do 1º trimestre de gestação. Como o fechamento do tubo neural acontece bem no início da gestação, a suplementação com ácido fólico é indicada para todas as mulheres em idade fértil que planejam engravidar ou têm vida sexual ativa sem o uso de métodos contraceptivos, levando em consideração o número de gestações não planejadas;

  • Ferro: segundo o Ministério da Saúde, a suplementação rotineira de ferro na gravidez ajuda a prevenir a instalação de baixos níveis de hemoglobina no parto e no puerpério³ . A suplementação de ferro é muito importante e tem sua suplementação preventiva mais reforçada a apartir da 20a semana de gestação até o 3° mês pós-parto ou em casos de perdas gestacionais.

  • Ômega-3: de acordo com Febrasgo, deve-se considerar a suplementação de ômega-3 na gravidez a partir do 3º trimestre para gestantes que consomem pouco peixe¹. Outras fontes naturais do nutriente incluem linhaça, sementes de chia, azeite, nozes, amêndoas e óleos de soja e canola prensados a frio;

  • Cálcio: a suplementação de cálcio na gravidez parece oferecer benefícios a mulheres com baixa ingestão de cálcio e/ou propensão a desenvolver hipertensão na gestação, como instrui o Ministério da Saúde³.

  • Vitamina A: a suplementação da vitamina A em gestantes que vivem em áreas onde a deficiência do nutriente é comum está associada à redução de problemas como cegueira noturna, anemia materna e infecção puerperal¹. No entanto, o excesso de vitamina A no período gestacional pode causar danos ao embrião ou feto e, portanto, a ingestão da substância deve se limitar às recomendações diárias adotadas atualmente.

Redação: Dóris Marinho


¹ El Beitune, Patrícia. Femina Protocolo. Nutrição durante a gravidez. Disponivel em: https://docs.bvsalud.org/biblioref/2020/05/1096087/femina-2019-484-245-256.pdf. Acesso em: Junho 2022.

² Revista Femina. Febrasgo. Disponivel em: https://www.febrasgo.org.br/media/k2/attachments/FEMINAZ3ZATUALIZADA.pdf. Acesso em: Junho 2022.

³ Ministério da Saúde. CADERNOS de ATENÇÃO BÁSICA. ATENÇÃO AO PRÉ-NATAL DE BAIXO RISCO. Disponivel em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/atencao_pre_natal_baixo_risco.pdf. Acesso em: Junho 2022.

Veja também conteúdos relacionados
)

Femibion® pertinho de você!

Encontre nossos produtos nas principais farmácias físicas e online do Brasil.
ONDE COMPRAR
)