Bem-vinda à emocionante jornada da maternidade
Barra de pesquisa

Pilates para gestantes: quais os benefícios da prática e para quem é indicado?

A prática de pilates para gestantes é muito indicada e oferece inúmeros benefícios. O exercício físico fortalece a musculatura do assoalho pélvico e melhora o equilíbrio e postura, fatores que ajudam a mulher a suportar o peso da barriga ao longo dos meses e a sentir menos dores no corpo, principalmente nas costas. A técnica ainda auxilia no controle da respiração, aliviando a sensação de cansaço excessivo causado por atividades que exigem esforço físico, como caminhar, subir escadas ou levantar da cama. Contudo, apesar das vantagens, o pilates na gravidez deve ser feito com o acompanhamento de um fisioterapeuta ou profissional de educação física capacitado. Além disso, é importante que a grávida faça acompanhamento médico regular para saber se há algum impedimento para a realização da atividade.

Pilates para gestantes: benefícios oferecem mais resistência corporal e alívio das dores

O pilates é um excercício físico anaeróbio, ou seja, é voltado para o aumento da resistência e desempenho. A modalidade faz parte do grupo das atividades de força e seu objetivo principal é fortalecer a musculatura da região pélvica. Essa área inclui órgãos como bexiga, intestino e útero, que são sustentados pelo assoalho pélvico, um conjunto de músculos e ligamentos.

Durante a gestação, é importante que os músculos da pelve consigam suportar o peso do bebê . Caso contrário, a mulher pode sofrer com dores e pressão no baixo ventre. A fraqueza dos músculos pélvicos também é a principal responsável pela incontinência urinária na gravidez. Por isso, o pilates é tão benéfico para as grávidas, pois os exercícios buscam aperfeiçoar a força e resistência do assoalho pélvico.

O pilates ainda oferece outros benefícios para as gestantes. São eles:

  • Favorece na circulação sanguínea;
  • Redução do inchaço, sobretudo nos membros inferiores;
  • Aumento da flexibilidade;
  • Diminuição das câimbras;
  • Regula o equilíbrio;
  • Correção da postura;
  • Alívio das dores de coluna.

Pilates melhora a capacidade respiratória e aumenta a disposição da grávida

A respiração da grávida tende a ficar mais ofegante, pois o peso da barriga exige um esforço físico maior. Por isso, é comum a gestante sofrer com cansaço excessivo ou ficar sem fôlego para algumas atividades, especialmente no terceiro trimestre da gestação. Nesse caso, os exercícios de pilates ajudam a aliviar o incômodo, uma vez que regulam o ritmo respiratório . O objetivo é desenvolver a capacidade pulmonar da pessoa e estimular a respiração diafragmática. Em um primeiro momento, ensinar a respirar parece uma atividade muito simples e básica, mas a prática faz toda a diferença na saúde da mãe e bebê.

Para as gestantes, a respiração no ritmo certo aumenta a disposição e o fluxo de oxigênio para o corpo. Como efeito, é possível perceber uma maior atividade muscular, diminuição da fadiga, controle de pressão arterial e melhora na circulação sanguínea3. Os exercícios de respiração do pilates ainda normalizam o sono da grávida, pois diminuem as tensões musculares e proporcionam um relaxamento mental3.

Toda grávida pode fazer pilates?

A prática de atividades físicas na gravidez deve ser feita somente com orientação de um profissional de saúde habilitado. No caso do pilates, alguns exercícios são contraindicados para gestações de risco ou quando a mãe sofre com problemas como sangramento vaginal persistente, deslocamento de placenta, hipertensão arterial não controlada e pré-eclâmpsia. Por outro lado, as gestações saudáveis também exigem uma atenção redobrada em certos movimentos. A orientação é que a gestante evite atividades que ofereçam risco de queda ou possam sobrecarregar suas articulações1. No geral, deve-se evitar os aparelhos suspensos ou que reproduzem posições que exijam muita força e sustentação. O ideal é que as atividades sejam feitas com a mulher sentada ou deitada em uma superfície plana.

1 Febrasgo. Revista Brasileira de Ginecolobia e Obstetícia – RBGO. V. 36. N°12. 2014. Disponivel em: https://www.febrasgo.org.br/media/k2/attachments/RBGO_v36n12.pdf. Acesso em: Junho 2022.

2Ministério da Saúde. Guia de Atividade Física para a Populaçao Brasileira. 2021. Disponivel em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_atividade_fisica_populacao_brasileira.pdf. Acesso em: Junho 2022.

3Biblioteca Virtual em Saúde. Ministério da Saúde. Método Pilates e a dor na gestação: revisão sistemática e meta-análise. 4(3): 276-282. 2021. Disponivel em: https://pesquisa.bvsalud.org/bvsms/resource/pt/biblio-1339287. Acesso em: Junho 2022.

Veja também conteúdos relacionados
)

Femibion® pertinho de você!

Encontre nossos produtos nas principais farmácias físicas e online do Brasil.
ONDE COMPRAR
)