Decorar um quarto de bebê é uma tarefa que demanda bastante planejamento. Mais do que criar um ambiente bonito, o cômodo precisa ser funcional e seguro para o recém nascido. Por isso, o ideal é sempre priorizar móveis práticos que atendam as necessidades do bebê e dos cuidadores. Além disso, alguns pequenos detalhes fazem toda a diferença segurança e prevenção de acidentes domésticos.
Confira 5 dicas de como montar um quarto de bebê seguro e confortável para receber sua criança.
1. Os móveis de bebê devem ser de boa qualidade
A escolha da mobília do quarto é uma etapa muito importante. O ideal é levar em consideração a qualidade dos móveis, pois essa característica vai garantir a segurança do bebê. Investir em itens de baixa qualidade além de gerar experiências desagradáveis com a mobília, ainda oferece riscos de acidentes. Um berço, por exemplo, pode ter uma trava solta ou até mesmo quebrar enquanto a criança está dormindo nele.
Uma dica é observar o material dos móveis e evitar acabamentos com pregos aparentes ou fixados com cola. Em um primeiro momento, esses móveis mais resistentes podem chamar atenção por serem mais caros, mas a segurança deve sempre vir em primeiro lugar.
2. Evite posicionar o berço perto de janela ou portas
O lugar onde o berço fica é outro ponto essencial para a segurança do bebê. A recomendação é que ele não seja tão escondido, de modo que seja a primeira coisa à vista dos pais ao entrarem no quarto. Entretanto, evite deixar o móvel muito próximo a porta ou janela, para evitar correntes de ar. A melhor posição do berço é encostado em uma parede, mas que não seja compartilhada com um ambiente barulhento. Os ruídos de outro cômodo podem atrapalhar o sono do bebê.
3. Não coloque prateleiras e nichos em cima do berço
Prateleiras e nichos não devem ficar próximos ao berço, principalmente quando são preenchidos por brinquedos, ursinhos ou itens decorativos. Esse cuidado é para evitar riscos caso eles caiam enquanto a criança estiver dormindo. Por isso, se você pretende decorar o quarto com esses detalhes suspensos, prefira colocá-los longe do berço. Uma dica é colocar as prateleiras e nichos em paredes sem nenhum móvel ou em cima da cômoda.
4. Evite berços com rodinha e grades com espaçamento largo
Normalmente, o ideal é escolher berços fixos, ou seja, que não possuam rodinhas nos pés. Caso haja necessidade de optar por um que se movimente, é preciso garantir que os pés sejam equipados com travas. Outro cuidado é com o espaçamento das grades do berço. Em alguns casos, o bebê pode encaixar os braços ou pernas entre os espaços das grades e ficar preso. O ideal é que as grades tenham, no máximo, 6 cm de distância uma das outras.
5. Dê preferência por móveis com quinas arredondadas
A decoração do quarto do bebê não deve considerar apenas os riscos para um recém nascido de colo. Sendo assim, a dica é apostar em móveis com cantos arredondados. Cantos pontiagudos podem machucar o bebê quando ele começar a se locomover com mais independência. Caso seja difícil encontrar quinas arredondadas, você pode apostar no uso de protetores de quina, e que devem ser bem fixos para evitar que a criança consiga retirar com as próprias mãos.
06/2022. MAT-BR-FM-22-000054