Bem-vinda à emocionante jornada da maternidade
Search Bar

Semana 0 - Semana 12

Metilfolato: conheça o ácido fólico ativo de melhor absorção

Femibion: Mulher tomando comprimido de metilfolato para tentar engravidar

Você sabe o que é metilfolato, para que serve e o que o diferencia do ácido fólico? É válido ter essa compreensão, principalmente, se você está grávida ou pretende engravidar em breve. Metilfolato e ácido fólico desempenham as mesmas funções no organismo, auxiliando no processo de divisão de células. O metilfolato é a forma ativa do ácido fólico.

O Conselho Federal de Medicina recomenda a administração de ácido fólico em mulheres que planejam engravidar já que auxilia na formação do tubo neural do feto. Dependendo da avaliação médica, essa suplementação também pode ser feita com metilfolato.

Metilfolato é o mesmo que ácido fólico? Entenda a diferença!

O ácido fólico é a versão sintética do folato (vitamina B9), que é um nutriente encontrado naturalmente em alimentos como feijão, ervilha, fígado e vegetais verde-escuros. Ele é adicionado a alimentos e bebidas para enriquecer o seu valor nutricional ou utilizado em medicamentos e suplementos. Embora ambos desempenhem os mesmos papéis, essa característica pode fazer toda a diferença para pessoas que têm algum grau de ineficiência nas enzimas responsáveis pela conversão do ácido fólico em metilfolato. No caso de suplementação, cabe ao médico fazer uma avaliação individualizada do paciente para definir qual substância é mais indicada (metilfolato ou ácido fólico).

Porém, ~54% das brasileiras não metabolizam bem o ácido fólico*¹ e o metilfolato é absorvido até 2 vezes melhor do que o ácido fólico** 2

Metilfolato: para que serve? Conheça os benefícios da substância

O metilfolato (ácido fólico ativo) desempenha um papel importante na síntese do aminoacidos e na divisão celular, sendo fundamental para auxiliar na formação do tubo neural durante a gravidez.Principalmente por isso, ele é indicado como uma vitamina para tomar antes de engravidar e durante a gestação

Antes da gravidez: saiba a importância do metilfolato para quem quer engravidar

Para saber qual vitamina tomar antes de engravidar, é indispensável passar por uma avaliação médica individualizada. Geralmente, a suplementação de ácido fólico ou metilfolato antes de engravidar é indicada.

Na Série Orientações e Recomendações Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia) sobre a prevenção dos defeitos abertos do tubo neural (DNT’s), conclui-se que o uso do ácido fólico por, pelo menos, um mês antes da concepção, auxilia na formação do tubo neural do feto durante a gravidez.

Iniciar o uso de suplementos de ácido fólico ou metilfolato cerca de 1 mês antes de engravidar é o ideal para que o organismo da mulher esteja preparado para alterações metabólicas que acontecem durante a gravidez. Portanto, se está com planos de engravidar, não deixe de entrar em contato com o seu médico para colocar em prática os cuidados adequados.

Durante a gravidez: suplementação de metilfolato para gestante também merece uma atenção especial

Além de iniciar a suplementação de ácido fólico ou metilfolato antes de engravidar, é importante dar continuidade ao tratamento durante os 3 primeiros meses de gestação, no mínimo. Este nutriente auxilia na formação de células vermelhas do sangue.

Redação: Dóris Marinho

*Em estudo realizado em Pelotas-RS
**Bisglicinato de ferro vs. sulfato de ferro (Após 8 semanas de tratamento) e Metilfolato vs. ácido fólico (Estudos realizados em pacientes que não metabolizam bem o ácido fólico).

Fontes:

1. Prinz-Langenohl, R et al. British journal of pharmacology vol. 158,8 (2009): 2014-21

2. Oliveira, I O et al. European journal of clinical nutrition vol. 71,2 (2017): 259-266.

10/2021. MAT-BR-FM-21-000046

Veja também conteúdos relacionados
)

Femibion® pertinho de você!

Encontre nossos produtos nas principais farmácias físicas e online do Brasil.
ONDE COMPRAR
)