Bem-vinda à emocionante jornada da maternidade
Barra de pesquisa

Semana 13 - Nascimento

3 benefícios da yoga durante a gravidez

3 benefícios da yoga durante a gravidez

Você já ouviu falar nos benefícios da yoga na gravidez? Se não, vale descobrir! A técnica milenar visa promover um equilíbrio entre corpo, mente e espírito e garante efeitos positivos tanto no aspecto físico, quanto no estado emocional da gestante. Não à toa, a prática de yoga já é reconhecida como uma terapia integrativa pelo Ministério da Saúde e oferecida gratuitamente através do SUS (Sistema Único de Saúde).

Para futuras mamães ou mulheres que desejam engravidar, pode ser interessante conversar com um profissional sobre o assunto para saber como começar a praticar yoga e o que esperar dos resultados da técnica. A seguir, reunimos 3 benefícios da yoga na gestação que podem despertar o seu interesse. Confira!

1) Fortalecimento muscular

Um dos principais benefícios da prática de yoga na gestação é o fortalecimento dos músculos. Segundo a Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (RBGO) , o aumento da força muscular global alcançado com o yoga permite uma melhor adaptação do corpo da mulher às alterações posturais características da gravidez. Como consequência, a prática ajuda a prevenir quedas, traumas e desconfortos de origem musculoesquelética.

Vale ressaltar que o(a) professor(a) de yoga é a pessoa qualificada para te orientar sobre como praticar yoga na gravidez. Todos os exercícios de yoga na gravidez devem ser realizados com cuidados e sob a orientação de um profissional.

2) Alongamento do corpo

Outra vantagem da prática de yoga para gestantes, ainda de acordo com a RBGO2, é o alongamento muscular, que melhora a flexibilidade e o relaxamento muscular. Assim como o fortalecimento dos músculos, este benefício ajuda na adaptação postural da grávida e na prevenção de dores musculoesqueléticas.

A publicação aponta que técnicas de alongamento muscular durante a gestação, como o yoga, diminuem comprovadamente as queixas de dor pélvica e dor lombar nesta fase da vida. O ideal é combinar a prática a exercícios aeróbicos e a treinamentos de resistência.

3) Combate estresse e depressão

A relação entre yoga e gravidez não está restrita a benefícios físicos. O artigo “A prática do Yoga no Pré-Natal: redução do estresse e outros achados” , disponível na Biblioteca Virtual de Saúde do Ministério de Saúde, conclui que a prática de yoga durante a gestação pode ser utilizada para prevenir e tratar sintomas de depressão, ansiedade e outros transtornos de humor na gravidez.

Neste período da vida, é possível observar um aumento nos níveis de cortisol - conhecido como o “hormônio do estresse”. De acordo com o artigo, estudos associaram a prática de yoga na gestação ao funcionamento positivo do eixo hormonal e à consequente queda na produção desta substância.

Redação: Dóris Marinho

Ministério da Saúde. O sus das Práticas Integrativas: Yoga. Disponivel em: https://aps.saude.gov.br/noticia/2423 Acesso em: Junho 2022.

Revista Brasileira de Ginecolobia e Obstetícia. V. 36. N.9. 2014. Disponivel em: https://www.febrasgo.org.br/media/k2/attachments/RBGO_v36n9.pdf. Acesso em: Junho 2022.

Biblioteca virtual em saúde. Ministério da Saúde. A Prática do Yoga no Pré-natal: redução do estresse e outros achados / The Prenatal Yoga. 9(3): 374-387, Nov. 2020. Tab. Disponivel em: https://pesquisa.bvsalud.org/bvsms/resource/pt/biblio-1255288. Acesso em: Junho 2022.

06/2022. MAT-BR-FM-22-000053

Veja também conteúdos relacionados
)

Femibion® pertinho de você!

Encontre nossos produtos nas principais farmácias físicas e online do Brasil.
ONDE COMPRAR
)